A preparação da nossa prática

     Através das visitas que realizámos no mês de Outubro e Novembro foram recolhidos vários registos através da observação, de um questionário e das informações recolhidas junto das educadoras, que permitiram uma análise, de onde classificamos os tipos de actividades, necessidades, interesses, lacunas e o meio social e familiar de cada criança, de modo a que pudéssemos seguir um procedimento adequado ao grupo, ainda que na actividade pudessem ser integrados conteúdos relacionados a diferentes áreas. 

     Nesta fase evidenciámos a importância do exercício de reflectir sobre a prática como educador, de modo a garantir um ensino de qualidade e de equidade às crianças.
    Uma das preocupações que tivemos desde o inicio, foi em integrar a criança com necessidades educativas especiais na nossa actividade. Deste modo, fomos ao encontro da educadora formada em educação especial, que nos falou um pouco sobre o síndrome da criança, demonstrando também quais as hipóteses que tínhamos para poder trabalhar com a mesma. 
     
     Assim chegámos ao nosso tema que seria “O Natal”. Como na escola começavam a ser envolvidos os preparativos do Natal decidimos colaborar pelo mesmo objectivo e com o apoio da educadora da sala. 
     O nosso principal objectivo cingia-se, na condução de duas actividades que facilitassem a aquisição e construção de alguns conhecimentos das tradições de Natal pelas crianças de uma forma participativa, procurando de um modo geral, diversas áreas do saber.
     Desta forma, e com a ajuda das educadoras, começámos por estabelecer os nossos principais objectivos pensando sobretudo nas necessidades de cada criança, de modo a que, posteriormente, pudéssemos também direccionar a actividade para a curiosidade e gostos das mesmas.      

     Através dos objectivos planeámos o desenvolvimento de cada actividade, bem como as principais estratégias, o material necessário, a definição do tempo e a duração da actividade. Ainda nesta fase, tentámos fazer um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema do Natal, das dúvidas que poderiam surgir e das curiosidades.