A sala verde

Picture
      Na sala verde exercem a sua função a educadora Maria Matos e a educadora Teresa Ferreira e duas auxiliares de acção socioeducativa - Ana Paula Pires e a Alda Maria Santos - cada uma com turnos rotativos. As educadoras colaboraram imenso com o nosso trabalho, deixando-nos completamente à vontade de modo a cooperarmos e trabalharmos com as crianças em cada actividade realizada.     

        A sala Verde é composta por sete crianças, tendo inicialmente 8 crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos de idade, 2 destas do sexo masculino e 5 do sexo feminino. 
   
  
        Relativamente à sala de actividades, apresenta-se de acordo com as necessidades e evolução do grupo, existindo deste modo, uma permanente reflexão sobre a sua funcionalidade evitando espaços padronizados que não sejam desafiadores para as crianças. 
      
       A disposição da sala Verde tem em conta vários critérios como a variedade, a funcionalidade a durabilidade dos materiais e sobretudo a segurança das crianças. A sala Verde está assim organizada segundo a faixa etária das crianças e está dividida em áreas definidas, que proporcionam vivências diferenciadas e que estimulam a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico-matemático e a linguagem. Existe assim a áreas como: a casinha das bonecas/ área do faz de conta; o tapete onde se reúne o grupo onde se contam as histórias, os diálogos, canções, entre outras coisas; a garagem dos carrinhos; as mesas dos jogos e das actividades plásticas. A sala ainda possui dois armários encostados à parede, onde são guardados os materiais de actividades plásticas e os documentos necessários às educadoras. Há ainda dois grandes placares onde são colocados os trabalhos de cada criança bem como os trabalhos realizados em grande grupo. Existe também um painel onde são colocadas as informações importantes da sala de actividades como o quadro de registo das presenças, um calendário com as pausas lectivas existentes no infantário, uma lista que contém os nomes das crianças da sala bem como o seu aniversário, um quadro que evidencia a rotina diária da sala de actividades, bem como o horário das educadoras e o horário semanal da educadora formada em educação especial. Um dos aspectos importantes de referir é o facto de existir um painel ao entrar a sala no lado exterior que dá acesso, aos encarregados de educação, às informações mais importantes da criança durante o dia-a-dia na creche. Nesse painel encontramos o quadro da alimentação, do sono e das defecções e também as educadoras deixam um espaço para os pais “recadinhos para os pais”, onde colocam informações importantes.
    
     Durante as visitas realizadas no mês de Outrubro e Novembro à creche, a sala encontrava-se com uma decoração alusiva ao Outono contando com as cores e comemorações que caracterizam o mesmo. 
    
     A sala está assim disposta de maneira a que o grupo desenvolva a sua autonomia como também responsabilidade pelos objectos e materiais que utilizam.



A rotina da sala verde

“A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, deste modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual.” (Ministério da Educação,1997, p 40)

      É sobretudo nestas idades que as crianças devem possuir uma rotina de modo a que cada dia tenha um determinado ritmo, para que estas saibam o que podem fazer nos vários momentos prevendo a sua sucessão e permitindo a estas um papel facilitado na captação do tempo e de processos temporais. Esta rotina diária apoia a iniciativa da criança promovendo a sua autonomia. Deste modo, a sala Verde possui também uma rotina, que funciona também como suporte para as educadoras tenham a possibilidade de gerir todo o tempo.

 

Referências:
M. E. (1997) Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Lisboa, ME.
M. E. (1998) Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar, Lisboa, ME.


doc2_-_rotina_creche.pdf
File Size: 121 kb
File Type: pdf
Download File