Actividade dia 2 de Dezembro de 2009

Picture
       A actividade realizada no dia 2 de Dezembro foi alvo de uma preparação anterior que incidiu nos dados recolhidos. Nós tivemos a preocupação de fazer uma ligação da nossa actividade ao trabalho pedagógico que vinha a ser realizado com o grupo de crianças da sala verde. 

      Chegamos ao infantário antes das 8 para que pudéssemos participar no acolhimento das crianças e fazer os Bons dias, situação esta sugerida pela educadora. De seguida começamos com um pequeno momento de motivação, em que mostramos uma imagem de um pinheiro e criamos um pequeno diálogo sobre o Natal. Fizemos perguntas que incidiram sobre as cores, forma, decoração e significado.

       Após a motivação acompanhamos as crianças na sua rotina matinal, tal como tínhamos vindo a fazer nas semanas anteriores. Após o lanche e um pouco de brincadeira as crianças foram para a sala, onde já tínhamos disposto sobre a mesa todo o material a usar. 

Realização 

       O trabalho realizado foi dividido na sala Verde, a Janina ficou com a colagem das lãs nos círculos de cartão e a Nádia com a digitinta verde. Ao mesmo tempo foram realizadas estas duas componentes, em que as crianças foram chamadas uma a uma e as restantes ficaram no tapete a brincar com os legos, permitindo assim um acompanhamento personalizado de cada criança.

       Na mesa onde foi trabalhado a colagem das lãs, tivemos a preocupação de garantir que as crianças conhecessem primeiro o material, como tal, tiveram oportunidade de explorar individualmente, umas tocaram outras espremeram e ainda cheiraram. Outro aspecto tido em conta incidiu na atenção dada à cor das lãs (amarelo, vermelho) articulando assim com o trabalho que vinha a ser feito pelas educadoras nas semanas anteriores. No decorrer desta componente a discente dialogou com as crianças sobre o objectivo da actividade.

        Na mesa da digitinta, as crianças após estarem devidamente equipadas com um avental, tiveram oportunidade de explorar e sentir o material. Só depois é que procedemos ao decalque do cartão em forma de pinheiro sobre a tinta. Neste caso, tivemos em conta uma divisão mais ou menos uniforme do cartão, de modo a que todas as crianças tivessem a oportunidade de contribuir para a pintura da árvore.

       Após a participação de todas as crianças nas duas componentes, o cartão foi posto a secar na janela mas não secou a tempo. Assim aproveitamos o tempo restante para ensinar a canção do pinheirinho recorrendo à mímica. A educadora convidou-nos a terminar a actividade num dia que estivéssemos disponíveis. Para que não houvesse uma quebra da actividade, no dia seguinte (3 de Dezembro) fomos para a sala Verde dar continuação à actividade. Assim participamos novamente no acolhimento e nos Bons dias, fomos ao lanche e às actividades livres no exterior e depois terminamos a actividade. Colocamos o pinheiro de cartão sobra a mesa e as crianças, uma a uma, colaram as respectivas bolas (feitas com os pais e na sala) de forma livre. Após terminada a tarefa o pinheiro foi colocado pela educadora no placar enquanto cantávamos a canção do pinheirinho aprendida no dia anterior. 

        É de salientar que as educadoras e a auxiliar ajudaram-nos imenso, pois responsabilizaram-se a vestir o avental e a lavar as mãos das crianças após a actividade.

      A actividade correu bem no geral. Sentimos algumas dificuldades em captar a atenção das crianças enquanto cantávamos a canção de Natal, sendo que recorremos a outras musicas que eles conheciam organizando uma sequência de canções. Em relação aos Bons dias tivemos dificuldades em acalmar uma criança que não queria estar sentada no tapete mas exemplificamos que os coleguinhas estavam interessados e então ganhou algum interesse no que estávamos a fazer.
      Conseguimos ultrapassar a timidez sentida por alguns, a rivalidade e birras de outros e conjugar os interesses do grupo tornando a nossa iniciação prática em creche numa experiência motivadora e muito compensadora.

- Fotos da actividade