Necessidades educativas especiais

       A criança mais velha tem necessidades educativas especiais, e ficou nesta sala para ficar junto do seu irmão. Em conversação com a educadora especializada Nélia Maria Alves Gomes, foi descrito o síndrome que afecta a criança, o síndrome de Rett que consiste numa anomalia genética que causa desordens de ordem neurológica.

 
         Esta criança teve um desenvolvimento normal até aos 18 meses, mas as sinapses foram diminuindo e a criança começou a regredir fisicamente e mentalmente, deixando de comunicar e de manipular objectos. Os sintomas são o baloiçar o corpo, ranger os dentes (bruxismo), perder o controlo dos esfíncteres, distúrbios de sono, movimentos estereotipados constantes (estalar os dedos), falta de firmeza no andar, perda do controlo de mastigação de alimentos sólidos, entre outros. 

       O trabalho da educadora de ensino especial (2 vezes por semana) vai ao encontro de uma estimulação individualizada planeada com a família assente numa listagem das capacidades da criança. A educadora trabalha então os objectos, sons, luzes num espaço próprio. No entanto, todos os dias é respeitada a rotina na qual a criança é inserida e incentivada a deslocação e manipulação de objectos. As educadoras dão especial atenção ao seu desenvolvimento motor, transmissão de emoções e estimulação visual e tátil.