Reflexão Pessoal

   A partir desta experiência confirmei que ser educador não passa apenas pelos caminhos académicos, pelas aulas teóricas e pelo mundo dos métodos e técnicas. Ser educador vai um pouco mais adiante, passando por um trabalho complexo e desafiante onde as aprendizagens e o crescimento pessoal e profissional é construído todos os dias com a ajuda dos pequeninos. 
     Neste infantário pude assistir à boa cooperação entre auxiliares e educadoras em prol de uma educação cuidada e atenciosa para as crianças, permitindo que estas desfrutem de uma educação construída em bases sólidas.

     Foi sem dúvida, uma experiência gratificante que nos fez alcançar muitos dos  objectivos que pretendíamos, fazendo-nos crescer como futuras educadoras sobretudo ao ver no rosto das crianças que realmente gostaram de tudo inclusive da canção e da coreografia que realizamos para a mesma.


       Uma das maiores dificuldades com as quais me deparei foi em conseguir a atenção das crianças mais pequenas. Outro aspecto que causou tanto a mim como à minha colega alguma dificuldade foi o facto de querermos integrar da melhor forma a criança com necessidades educativas especiais na nossa actividade, uma vez que não temos uma formação específica para tal.  No entanto através de toda a informação recolhida conseguimos chegar aos gostos e aos receios da mesma criança, deixando-nos este facto mais à vontade para interagir da melhor forma com ela.

    
       Agradeçemos imenso toda ajuda dada, tanto pelas educadoras como auxiliares, que cooperando com o nosso trabalho ajudaram-nos a reflectir sobre todo o nosso trabalho.